O termo “audiovisual” é bastante abrangente e quando falamos em eventos, isso fica claro. Um exemplo disso é a recorrência deliberada de termos como “equipe de vídeo” e “pessoal do vídeo”, acarretando numa generalização do setor.
Não são raras as vezes que um único contratante necessita de diferentes empresas do audiovisual para um mesmo evento. Nesse ponto, aquela generalização da qual falamos anteriormente traz diversos problemas, pois cada empresa é responsável por um serviço específico e, desta forma, os erros e acertos também ficam a cargo de sua responsabilidade.
Conhecer as diversas áreas desse setor facilita muito na hora da contratação. É claro que existem empresas multifuncionais, as quais oferecem uma variedade enorme de serviços mas, assim como na medicina, onde o clínico geral nos encaminha para um especialista que estará apto a nos fornecer o melhor tratamento, no audiovisual não é diferente. Existe um conhecimento genérico que permite que um profissional consiga transitar por diversas áreas, mas um especialista, com certeza fornecerá as melhores soluções e resultados.
Desta forma, elencamos abaixo as principais áreas do segmento na área de eventos:
Streaming – é a transmissão ao vivo de um evento (reunião, palestra, conferência etc…) de qualquer lugar e para qualquer pessoa que esteja conectada.
Ponto forte: Alta probabilidade de sucesso pela possibilidade de viralização nas redes sociais, onde a conexão é direta e em tempo real com o público.
Registro / Filmagem – o registro de eventos é essencial para empresas que buscam crescimento, reconhecimento e prestígio no mundo corporativo e no universo de seus clientes.
Ponto forte: documentação histórica e visibilidade dos produtos/serviços oferecidos.
Drone – carrega a mesma finalidade do registro, mas convém lembrar que a manipulação do equipamento requer treinamento, técnicas e autorizações especiais e que nem todo evento permite sua utilização.
Ponto forte: traz um diferencial de ângulos, além do apelo tecnológico.
Interatividade / Gamificação – é uma estratégia de marketing que utiliza a linguagem dos games como ferramenta para comunicar uma ideia, divulgar e promover marcas, produtos e serviços.
Ponto forte: estando totalmente imerso no ambiente virtual, sobretudo em seu momento de lazer, o público se encontra mais aberto para interagir com a marca. Enquanto se diverte, cria memórias e geralmente compartilha, de maneira espontânea, as vivências em suas redes sociais. Outro ponto é a sensação de vantagem obtida, já que, via de regra, essas ações dão algo antes de receber.
Videocenário – é uma ambientação feita através de projeções, painel de led, TVs, etc. que permite criar cenários dinâmicos e intercambiáveis. O vídeocenário é sustentável e diminui significativamente os recursos utilizados, bem como os rejeitos no pós-evento. É versátil e pode mudar o ambiente no decorrer do evento. As principais formas de utilização são em multitelas, projeção mapeada (video mapping), videowall etc.
Ponto forte: versatilidade, beleza e modernidade, além da capacidade de criação de múltiplos ambientes e da transformação do espaço em universos paralelos e autônomos.
VR / 360 – essa tecnologia utiliza óculos especiais que, através de recursos gráficos 3D ou imagens 360º, procura criar a sensação de presença real em um ambiente virtual. Para isso, essa interação é realizada em tempo real.
Ponto forte: aqui, o grande diferencial é a imersão! A experiência do usuário pode incluir fatores sensoriais que o desliguem momentaneamente da realidade, transportando-o para situações, muitas vezes, impensadas. Há potencial de desencadeamento de emoções como medo, euforia, alegria e consequente liberação da adrenalina.
Além das áreas citadas, existem diversas outras, cada qual atendendo a uma demanda. É o caso da apresentação de slides, tradução simultânea, teleprompter, empresas de locação de equipamentos e assim por diante. Sem contar as novas tecnologias que não param de surgir.
Lembrete: é muito importante contratar o profissional de audiovisual logo no início do planejamento. Se você não viu, leia mais nesse post aqui. Quanto antes você contrata, menores são os custos e as chances de aborrecimentos relacionados à técnica!